27/06/2021 às 12:28 Dicas para Gestantes

IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL PARA A GESTANTE E O BEBÊ

317
3min de leitura

O PRÉ-NATAL  pode prevenir o desenvolvimento de condições graves, como a Pré-eclâmpsia, e ajudar a gestante a lidar com suas inseguranças ao longo da gravidez..Assim que descobre que está grávida, a futura mamãe deve procurar um obstetra de confiança para dar início ao pré-natal. Ao longo da gestação, ela fará uma série de exames e consultas para acompanhar o desenvolvimento do bebê e monitorar as condições de saúde de ambos.

Foto produzida no estúdio @leandrosilva.studiofotografico

Segundo o Ministério da Saúde, o pré-natal tem papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias maternas e fetais. Realizá-lo corretamente permite o desenvolvimento saudável do bebê e reduz os riscos para a gestante. As consultas também são uma oportunidade para a mulher tirar dúvidas e se sentir mais tranquila e confiante com a nova fase da vida que está por chegar..

A realização do pré-natal permite identificar doenças já presentes no organismo, mas que podem evoluir de forma silenciosa, como hipertensão arterial, diabetes, problemas no coração, anemia e sífilis. O diagnóstico dessas doenças permite que o médico indique um tratamento adequado e assim evite maiores prejuízos à mulher e ao bebê.  Além disso, durante os exames e consultas, o profissional de saúde irá identificar se o feto apresenta malformações, cromossomias ou outras questões que exijam atenção..

O pré-natal também possibilita identificar a existência precoce de pré-eclâmpsia, condição que se caracteriza pela elevação da pressão arterial, comprometendo a função renal e cerebral, ocasionando convulsões e comas.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PRÉ-NATAL

O Ministério da Saúde destaca:

* Preparar a mulher para a maternidade, proporcionando informações educativas sobre o parto e os cuidados com o bebê* Conversar sobre hábitos de vida e higiene pré-natal* Fornecer orientações sobre o uso de medicações ou ações que possam prejudicar o feto* Tratar das manifestações físicas próprias da gravidez* Cuidar de doenças que possam interferir no andamento da gravidez* Fazer prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças próprias da gestação* Orientar psicologicamente a gestante para lidar com a maternidade* Aconselhar a gestante com relação a temas como dieta, higiene, sono, hábito intestinal, exercícios, vestuário, sexualidade,* hábito de fumo, álcool, drogas e o que mais for necessário* Informar sobre o parto saudável e humanizado.

COMO FUNCIONA O PRÉ-NATAL

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada mulher tem direito a, pelo menos, seis consultas de pré-natal em qualquer unidade hospitalar pública da sua cidade. Nesses atendimentos, além de se aconselhar sobre dieta saudável, nutrição ideal, atividade física, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e outras questões, a gestante deve realizar uma série de exames de sangue, urina, fezes, papanicolau e ultrassons.

Toda gestante deverá receber:

* Calendário de vacinas e suas orientações* Solicitação dos exames a serem realizados* Agendamento da consulta médica para pesquisa de fatores de risco

* Pelo SUS, as futuras mamães também devem ter acesso a:

* Cartão da gestante com a identificação preenchida e orientações sobre como utilizá-lo* Dicas sobre a importância de participação em atividades educativas, como visitas domiciliares e reuniões em grupos_

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.Ministério da Saúde (importância do Pré-natal).Se gostou das dicas, deixa aqui abaixo seu comentário, será uma satisfação saber que esse post foi útil pra você!e compartilha com sua amiga gestante!.Para mais dicas clique aqui!

27 Jun 2021

IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL PARA A GESTANTE E O BEBÊ

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

amamentação colicas no bebe como funciona o pre-natal cuidados na gestação dicas paga maes de primeira viajem leandro silva studio fotografico mae de menina mãe de menino mae de primeira viajem minha primeira gestação pre natal prevenção na gravidez

Quem viu também curtiu

23 de Jun de 2019

Dicas para gestantes de primeira viagem

11 de Set de 2019

Queimor: será que o bebê vai ser cabeludo?

24 de Jun de 2019

Erros comuns de mães de primeira viagem

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp